Patentes Concedidas da UFBA

As patentes concedidas da UFBA - A UFBA tem, no momento, 11 cartas patentes concedidas no Brasil

 
Patentes Concedidas Data de depósito Data de Concessão
Métodos para determinação do teor de elementos leves em aços e ligas 2007 2018
Célula para obtenção do coeficiente de empuxo no repouso (Ko) em solos 2008 2018
Analisador de incubadora para neonatos 2008 2019
Composição modeladora capilar nanoestruturada, na forma de espuma, contendo
queratina
2016 2020
Sistemas nano-estruturados contendo ácido retinóico e seus usos em formulações
farmacêuticas e cosméticas.
2015 2020
Formulações de uso tópico para fotoproteção contendo passiflora cincinnata 2015 2020
Uso de moléculas derivadas de 2h-furo[3,2-b]benzopiran-2-onas, fluorescentes, como
marcadores de combustíveis para detecção de adulteração
2012 2021
Nanocosmético para o barbear, na forma de espuma, contendo alfabisabolol e d-
pantenol.
2016 2021
Produto cosmético destinado aos lábios, com baixa untuosidade sensorial, com
funcionalidades de foto-proteção e hidratação incorporadas por nanotecnologia
2016 2021
Processo de extração de óleo de semente de graviola ( annona muricata l.) E produto
obtido
2016 2021
Método para estimular plantas da família leguminosae (fabaceae) a
produzirem biflavanóides
2016 2021
 
1- Métodos para determinação do teor de elementos leves em aços e ligas
 
Depositada em 2007 e concedida em 2018.
A patente intitulada “MÉTODOS PARA DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ELEMENTOS LEVES EM AÇOS E LIGAS” foi realizada em parceria com a PETROBRÁS e concedida em 2018.
A invenção trata do processo de determinação de elementos leves em materiais inorgânicos, por intermédio da análise dos espectros fornecidos por esses materiais quando submetidos à
radiação X.
 
2- Célula para obtenção do coeficiente de empuxo no repouso (Ko) em solos
 
Depositada em 2008 e concedida em 2018.
 
A patente intitulada “CÉLULA PARA OBTENÇÃO DO COEFICIENTE DE EMPUXO NO REPOUSO (Ko) EM SOLOS” refere-se a invenção de um equipamento de laboratório de geotecnia de
uma câmara utilizada para obtenção do coeficiente de empuxo no repouso (Ko) em solos, parâmetro de importante aplicação em projetos de engenharia geotécnica.
 
3- Analisador de incubadora para neonatos
 
Depositada em 2008 e concedida em 2019. A patente intitulada “ANALISADOR DE INCUBADORA PARA NEONATOS” foi desenvolvida em parceira com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e
concedida em fevereiro de 2019.
 
A patente apresenta um sistema microcontrolado para medição, armazenamento, apresentação e transmissão de dados relacionados as condições físicas do microclima gerado no interior de incubadora para neonatos.
 
4- Composição modeladora capilar nanoestruturada, na forma de espuma, contendo queratina
 
Depositada em 2016 e concedida em 2020.
 
A patente intitulada “COMPOSIÇÃO MODELADORA CAPILAR NANOESTRUTURADA, NA FORMA DE ESPUMA, CONTENDO QUERATINA” refere-se a um produto que funciona como um modelador capilar com capacidade de fixação, que também tem as funções de hidratar econdicionar os cabelos, e conta em sua fórmula com moléculas de queratina, uma proteína encontrada em tecidos animais, inclusive nas unhas e nos cabelos das pessoas.
 
5- Sistemas nano-estruturados contendo ácido retinóico e seus usos em formulações farmacêuticas e cosméticas.
 
Depositada em 2015 e concedida em 2020.
 
A patente intitulada “SISTEMAS NANO-ESTRUTURADOS CONTENDO ÁCIDO RETINÓICO E SEUS USOS EM FORMULAÇÕES FARMACÊUTICAS E COSMÉTICAS” é para um produto que se mostrou eficaz para o tratamento de melasmas – manchas na pele de difícil tratamento, que atingem boa parte da população – e que também pode ser utilizado para peelings químicos.
 
A substância tem em sua composição retinóides (moléculas derivadas da Vitamina A) em concentração que torna o seu uso mais seguro.
 
6- Formulações de uso tópico para fotoproteção contendo passiflora cincinnata
 
Depositada em 2015 e concedida em 2020.
 
A patente intitulada “FORMULAÇÕES DE USO TÓPICO PARA FOTOPROTEÇÃO CONTENDO PASSIFLORA CINCINNATA” refere-se a um produto que funciona como um protetor solar
feito a partir das folhas da planta popularmente conhecida como “Maracujá do Mato”. A atividade fotoprotetora é proporcionada por ativos provenientes dos extratos naturais capazes de absorverem os raios ultravioletas solares. O produto é ideal para peles oleosas, por possuir baixa untuosidade.
 
7- Uso de moléculas derivadas de 2h-furo[3,2-b]benzopiran-2-onas, fluorescentes, como marcadores de combustíveis para detecção de adulteração
 
Depositada em 2012 e concedida em 2021 
 
A patente intitulada “USO DE MOLÉCULAS DERIVADAS DE 2H-FURO[3,2-B]BENZOPIRAN-2-ONAS, FLUORESCENTES, COMO MARCADORES DE COMBUSTÍVEIS PARA DETECÇÃO DE ADULTERAÇÃO” trata de um método para preparação e detecção de marcadores para combustíveis automotivos e solventes derivados de petróleo. A técnica utiliza compostos orgânicos fluorescentes nunca usados anteriormente como este tipo de marcador, apresentando as vantagens de ser mais barata, mais robusta e poder identificar qualquer tipo de adulteração e ser feita no local da amostragem.
 
8- Nanocosmético para o barbear, na forma de espuma, contendo alfabisabolol e d-pantenol.
 
Depositada em 2016 e concedida em 2021
 
A patente intitulada “NANOCOSMÉTICO PARA O BARBEAR, NA FORMA DE ESPUMA, CONTENDO ALFA-BISABOLOL E D-PANTENOL” trata de uma composição para aplicação tópica na face contendo ativos importantes para esta finalidade, tais como alfa-bisabolol e D-pantenol, capazes de promover a hidratação, diminuir a irritabilidade no ato de barbear e promover cicatrização no pós-barbear. Esses sistemas nanométricos são adicionados à formulação com o objetivo melhorar a eficácia do produto.
 
9- Produto cosmético destinado aos lábios, com baixa untuosidade sensorial, com funcionalidades de foto-proteção e hidratação incorporadas por nanotecnologia
 
Depositada em 2016 e concedida em 2021
 
A patente intitulada “PRODUTO COSMÉTICO DESTINADO AOS LÁBIOS, COM BAIXA UNTUOSIDADE SENSORIAL, COM FUNCIONALIDADES DE FOTO-PROTEÇÃO E HIDRATAÇÃO INCORPORADAS POR NANOTECNOLOGIA.” trata de uma formulação para um produto cosmético com aplicação destinada aos lábios tendo como característica baixa untuosidade sensorial, com funcionalidades de hidratação e foto-proteção através do emprego da nanotecnologia para incorporação das matérias-primas que conferem essas propriedades.
 
10- Processo de extração de óleo de semente de graviola ( annona muricata l.) E produto obtido
 
Depositada em 2016 e concedida em 2021
 
A patente intitulada: "PROCESSO DE EXTRAÇÃO DE ÓLEO DE SEMENTE DE GRAVIOLA ( ANNONA MURICATA l.) E PRODUTO OBTIDO." diz respeito a um processo de extração para obtenção de óleo bruto utilizando como
matéria-prima sementes de graviola (Annona muricata L.) com potencial de uso e aplicação farmacológico e biotecnológico. Mais especificamente o processo envolve o fracionamento e obtenção da fração líquida do
óleo, onde o dito óleo apresenta quantidade/concentração reduzida de acetogeninas, não demostrando assim, ação tóxica, podendo ser utilizado em modelos de avaliação de propriedades biológicas, com efeitos imunomoduladores, e ainda, como agente ativo para o tratamento da Diabetes melito tipo 1.
 
11- Método para estimular plantas da família leguminosae (fabaceae) a produzirem biflavanóides
 
Depositada em 2016 e concedida em 2021.
 
A patente intitulada:   MÉTODO PARA ESTIMULAR PLANTAS DA FAMÍLIA LEGUMINOSAE (FABACEAE) A PRODUZIREM BIFLAVANÓIDES "  diz respeito a um protocolo de germinação e multiplicação in vitro de plantas da família Leguminosae (Fabaceae) particularmente do gênero Poincianella e mais particularmente da espécie Poincianella pyramidalis Tull com os melhores parâmetros para o aumento na concentração de biflavonoides agatisflavona e amentoflavona que possuem atividade citotóxica. Mais particularmente a presente invenção se refere a um método para obtenção de um extrato concentrado em uma mistura de biflavonóides na qual os componentes majoritários são agatisflavona e amentoflavona. A presente invenção também se refere a um método para obtenção isolada dos ditos compostos ativos. A presente invenção também se refere ao uso do dito extrato ou substâncias isoladas de fração ativa na formulação de uma composição para o tratamento quimioterápico do câncer em animais e humanos. A invenção tem potencial aplicação na indústria de Biotecnologia cujos produtos poderão ser utilizados na indústria de fármacos na fabricação de drogas anticancerígenas para uso em humanos e animais.