Operação de Câmbio Pesquisador Importador - Operando pela Mesa de Câmbio

Para operar um câmbio leve em consideração a existência prévia de recursos que cubram o valor total da sua importação mais taxa de fechamento de câmbio.

Caso deseje fechar um câmbio com a assessoria do Banco do Brasil os custos são de R$ 550,00 por remessa e outras taxas, fora os custos da PROFORMA. Você pode fazer isto através do telefone da Mesa de Câmbio: (31) 3217-4700.

Antes desta operação, você deverá acessar o Gerenciador Financeiro nas seguintes opções:

1. Gerenciador Financeiro
  2. Vá na opção "Câmbio e Comércio Exterior" > "Digitalização de Documentos" > "Criação de Processos".
  3. Caso o sistema impeça a continuidade por motivo de Habilitação de Administrador de Segurança, vá em "Segurança", "Consultar/Liberar Chave J".  Caso esta opção não esteja disponível para você, entre em contato com seu gerente para descobrir quem é seu Administrador de Segurança. Caso não haja impedimento, vá para o próximo passo.
  4. Escolha a categoria do processo conforme sua negociação. As informações "Código da Operação" , "Agência de Destino" e "Para Uso do Corretor", não precisam ser preenchidas.
  5. Clique em OK.
  6. A tela a seguir apresentará o número do processo digital criado, um campo para "Referência do Cliente" que pode ser preenchida conforme sua necessidade e clicando no sinal de "+" você poderá adicionar os documentos relacionados ao seu pedido.
  7. Em seguida é só clicar em "Enviar" em "Relatório".
  8. Imprima e guarde o relatório. Em seguida é só ligar para a Mesa de Câmbio, informar o número do processo e confirmar a transação.
  9. IMPORTANTE! - Ao negociar uma compra, verifique se as despesas de envio de recursos ao exterior ficam por sua conta ou por conta da empresa!
  10. Em dois dias úteis (D + 2) um documento chamado "Swift" será emitido. Envie este documento para a empresa no exterior para confirmar seu pagamento
NUNCA OPERE UMA IMPORTAÇÃO SEM ORIENTAÇÃO PRÉVIA! CASO PRECISE OPERAR UMA IMPORTAÇÃO CUJO FAVORECIDO, DESTINATÁRIO OU AINDA BENEFICIÁRIO SEJA A UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, ENTRE EM CONTATO COM OS CANAIS ABAIXO.

As informações contidas nesta página são meras orientações e não autoriza qualquer pessoa a operar os Sistemas Aduaneiros da UFBA ou a permitir o trânsito - seja por importação, exportação ou trânsito temporário - de materiais, bens, insumos ou serviços. Cabendo esta autorização a autoridade superior desta IES.

CASO TENHA DÚVIDAS ENTRE EM CONTATO COM: importacao@ufba.brludmila.jambeiro@ufba.br ou pelo (71) 3283-7999